Bem, hoje em dia nos no batemos com diversos aspectos que
fazem o diferencial para o sucesso ou fracasso de um negócio. Mas nesse post,
eu quero falar sobre um em especial: Atendimento.
Ele realmente pode mudar os rumos do seu negócio? Ele é essencial para o
sucesso? A resposta é óbvia amigos: Sem
dúvida!
Bem, irei listar aqui 6 tópicos que considero essenciais
para um bom atendimento:
- Seja Receptivo: Sempre esteja com um sorriso no rosto e mostre ao cliente que acima de tudo você não quer so vender, e sim, o bem estar e sua satisfação.
- Marketing Pessoal: Use sempre uniforme, se expresse bem de forma verbal e gestual, evite gírias,tenha barba feita(serve para mulheres infelizmente, rs), unhas feitas, e sempre tome cuidado com algo que possa comprometer sua imagem em relação ao cliente.
- Postura: Apesar de se enquadrar no marketing pessoal, resolvi mante-lo separado. Saiba lidar com pressão e com as invariáveis que possam acontecer no decorrer do dia. Isso demonstrará a seu chefe que você é uma pessoa capaz de gerir e que tem potencial para subir de cargo e ser um gerente ou algo do gênero (isso se você tiver um chefe), se não, será um bom exemplo para seus funcionarios.
- Seja Proativo: Não espere pelos outros, faça acontecer. Tenha atitude.
- Inovação: Nos momentos livres, pesquise por inovações que possam fazer o diferencial no seu negócio. Analise seus concorrentes e vejam o que eles fazem de diferente, seja na venda, atendimento, metodologia, etc. Estude o que é tendência no brasil e fora dele. Isso trará novas ideias para implementar na sua própria empresa.
- Relacionamento: Sempre tente manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Tente dialogar sempre que puder e mantenha se informado do que está acontecendo para que você possa sempre tentar manter um bom clima no ambiente de trabalho.
E acima de tudo e o
mais importante: Nem sempre o cliente está certo, mas faça parecer que sim
para não comprometer o negócio.
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Eu estava mais uma vez na minha rotineira pesquisa por inovação nas madrugadas e me dei de frente com uma cartilha que o SEBRAE lançou em parceria com a ABNT.
Ta bom, e o que eu tenho a ver com isso? Bem meu querido amigo designer, empreendedor, empresário ou dono de bodega. Você deveria ter essa cartilha para obter conhecimento sobre aspectos que são favoráveis para o crescimento do seu negócio( a propósito, foi essa cartilha que me inspirou a fazer este post).
Eu estava mais uma vez na minha rotineira pesquisa por inovação nas madrugadas e me dei de frente com uma cartilha que o SEBRAE lançou em parceria com a ABNT.
Ta bom, e o que eu tenho a ver com isso? Bem meu querido amigo designer, empreendedor, empresário ou dono de bodega. Você deveria ter essa cartilha para obter conhecimento sobre aspectos que são favoráveis para o crescimento do seu negócio( a propósito, foi essa cartilha que me inspirou a fazer este post).
Em especial para os designers
de plantão, essa cartilha ajuda muito aquele que pretendem trabalhar em
empresas ou escritórios de consultoria.
Bem, sem mais delongas irei disponibilizar aqui o link para esta cartilha: http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/gestao-do-varejo/legislacao-e-tributacao/Qualidade%20atendimento%20ABNT.pdf
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