domingo, 13 de novembro de 2011

Atendimento: Mudando o rumo do seu negócio !


Bem, hoje em dia nos no batemos com diversos aspectos que fazem o diferencial para o sucesso ou fracasso de um negócio. Mas nesse post, eu quero falar sobre um em especial: Atendimento. Ele realmente pode mudar os rumos do seu negócio? Ele é essencial para o sucesso? A resposta é óbvia amigos: Sem dúvida!

Bem, irei listar aqui 6 tópicos que considero essenciais para um bom atendimento:
  • Seja Receptivo: Sempre esteja com um sorriso no rosto e mostre ao cliente que acima de tudo você não quer so vender, e sim, o bem estar e sua satisfação.
  • Marketing Pessoal: Use sempre uniforme, se expresse bem de forma verbal e gestual, evite gírias,tenha barba feita(serve para mulheres infelizmente, rs), unhas feitas, e sempre tome cuidado com algo que possa comprometer sua imagem em relação ao cliente.
  • Postura: Apesar de se enquadrar no marketing pessoal, resolvi mante-lo separado. Saiba lidar com pressão e com as invariáveis que possam acontecer no decorrer do dia. Isso demonstrará a seu chefe que você é uma pessoa capaz de gerir e que tem potencial para subir de cargo e ser um gerente ou algo do gênero (isso se você tiver um chefe), se não, será um bom exemplo para seus funcionarios.
  • Seja Proativo: Não espere pelos outros, faça acontecer. Tenha atitude.
  • Inovação: Nos momentos livres, pesquise por inovações que possam fazer o diferencial no seu negócio. Analise seus concorrentes e vejam o que eles fazem de diferente, seja na venda, atendimento, metodologia, etc. Estude o que é tendência no brasil e fora dele. Isso trará novas ideias para implementar na sua própria empresa.
  • Relacionamento: Sempre tente manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Tente dialogar sempre que puder e mantenha se informado do que está acontecendo para que você possa sempre tentar manter um bom clima no ambiente de trabalho.

E acima de tudo e o mais importante: Nem sempre o cliente está certo, mas faça parecer que sim para não comprometer o negócio.
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Eu estava mais uma vez na minha rotineira pesquisa por inovação nas madrugadas e me dei de frente com uma cartilha que o SEBRAE lançou em parceria com a ABNT.
Ta bom, e o que eu tenho a ver com isso? Bem meu querido amigo designer, empreendedor, empresário ou dono de bodega. Você deveria ter essa cartilha para obter conhecimento sobre aspectos que são favoráveis para o crescimento do seu negócio( a propósito, foi essa cartilha que me inspirou a fazer este post).
Em especial para os designers de plantão, essa cartilha ajuda muito aquele que pretendem trabalhar em empresas ou escritórios de consultoria.

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